Coronavírus: como se proteger no ambiente de trabalho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um guia com recomendações específicas para funcionários e empresas; veja abaixo:

Com os recentes casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, muitas empresas estão decidindo pelo regime de home office, porém, como nem todo mundo pode trabalhar de casa, é preciso adotar alguns cuidados nos escritórios e em outros ambientes.

Coronavírus
Lavar bem as mãos é uma das principais recomendações da OMS para prevenir o novo coronavírus. (Crédito: AlexRaths/istock)

A transmissão do Covid-19 se dá de maneira direta, a partir do contato com alguém infectado, como abraçar, beijar, tocar a mão, mas principalmente, de maneira indireta. Por exemplo, se a pessoa tosse na superfície de um corrimão ou maçaneta, a próxima pessoa a tocar nessa superfície pode levar o vírus para o seu corpo quando colocar a mão nos olhos, no nariz ou na boca.

Como em ambientes de trabalho as pessoas costumam dividir mesas, telefones e até objetos de escritórios, o potencial de contágio entre os funcionários é grande, e cuidado nunca é demais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento com as orientações para empregados e empregadores, que valem mesmo quando a empresa não registrou nenhum caso.

Confira alguns pontos de destaque do guia:

Maneiras simples de impedir a propagação do Covid-19 no seu local de trabalho

  • Verifique se os locais de trabalho estão limpos e higiênicos

Superfícies (mesas) e objetos (telefones, teclados) precisam ser limpos com desinfetante diariamente, várias vezes ao dia.

Por quê? Porque a contaminação em superfícies tocadas por funcionários e clientes é uma das principais maneiras pelas quais o Covid-19 se espalha.

  • Promova a lavagem regular e completa das mãos por funcionários, contratados e clientes

Coloque dispensadores higienizadores de mãos em locais de destaque no local de trabalho. Certifique-se de que esses dispensadores são recarregados regularmente.

  • Espalhe cartazes no ambiente promovendo a lavagem das mãos 

Confira aqui algumas dicas de prevenção. Combine isso com outras ações de comunicação, como oferecer orientações oficiais de saúde e segurança ocupacional, briefings em reuniões e informações na intranet para promover a lavagem das mãos.

  • Certifique-se de que funcionários, contratados e clientes tenham acesso a locais onde possam lavar as mãos com água e sabão

Por quê? Porque higienizar as mãos mata o vírus e evita a propagação do Covid-19.

  • Promova boa higiene respiratória no local de trabalho

Informe sobre as boas práticas de higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o braço curvado ou com um lenço de tecido ou papel ao tossir e espirrar. Este material deve ser descartado ou higienizado imediatamente.

Por quê? Gotículas de saliva e secreção são vetores do Covid-19. Evitar que outras pessoas entrem em contato com saliva contaminada evita não apenas o coronavírus, mas uma série de doenças respiratórias.

  • Informe seus funcionários, contratados e clientes que qualquer pessoa com tosse leve ou febre baixa (37,3 C ou mais) precisa permanecer em casa

Saiba mais sobre outros cuidados para prevenir o novo coronavírus no link abaixo:


Fonte: Catraca Livre

Fechar Menu